Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa aborda desafios do professor e projetos inovadores
Início do conteúdo da página
Educação básica

Alfabetização é discutida em Paris

  • Terça-feira, 19 de julho de 2005, 17h11
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h22

Teve início nesta terça-feira, 19, em Paris, a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação para Todos (EPT). O encontro, que termina na quinta-feira, 21, tem o objetivo de preparar a reunião do Grupo de Alto Nível do EPT e desenvolver uma estratégia para pôr em prática as Metas de Dacar. O MEC será representado pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques.

O combate ao analfabetismo é um dos pontos principais abordados na Cúpula Mundial da Educação, realizada em Dacar, capital do Senegal, em 2000. O documento final do encontro estabelece o compromisso de melhorar em 50% os níveis de alfabetização até 2015. Com o programa Brasil Alfabetizado, o governo brasileiro está em sintonia com essa diretriz.

Dos 800 milhões de adultos analfabetos do mundo, 16 milhões estão no Brasil. Por isso, o país se enquadra nos critérios de participação da Iniciativa Life de Alfabetização da Unesco, que terá reuniões paralelas em Paris.

O evento, que vai abordar também a educação da população rural, outra área de atuação do MEC, reunirá representantes de países, organismos regionais, agências bilaterais doadoras, agências multilaterais, institutos e escritórios da Unesco e de organizações não-governamentais.

Repórter: Júlio Cruz

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página