MEC apresenta políticas de educação em reunião do Consed
A Situação Atual e Perspectivas das Políticas Nacionais de Educação foi o tema do painel apresentado pelo MEC na quinta, 4, na segunda reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), em Recife (PE). Participaram do evento o ministro da Educação, Fernando Haddad, e os secretários de Educação Básica, Francisco Chagas, e de Educação Profissional e Tecnológica, Antônio Ibañez. O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, também esteve presente.
Alguns dos destaques da apresentação foram a criação do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), os programas de formação inicial e continuada de professores e a educação profissional de jovens e adultos egressos do Programa Brasil Alfabetizado. O ministro Haddad disse que “as reuniões do Consed cumprem um importante papel, pois são fóruns onde há a troca de experiências entre os estados, o que gera reflexos muito positivos nas políticas educacionais adotadas”. Ele aproveitou a ocasião para ressaltar as recentes ações de expansão do ensino superior em Pernambuco, como a inauguração da sede provisória da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns, e o convênio para a construção de sede própria do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina.
O presidente do Consed e secretário estadual de educação de São Paulo, Gabriel Chalita, parabenizou o MEC pela continuidade do trabalho a partir da gestão do ministro Fernando Haddad. Ele afirmou ainda que “o Fundeb poderá trazer grandes ganhos à educação”. A reunião do Consed contou com a presença de 26 secretários estaduais de educação.
Repórter: Orlando Gonçalves