Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Avaliação nacional tem início nesta segunda-feira para 2,7 milhões de estudantes do terceiro ano
Início do conteúdo da página
Professores

Formação continuada é tema de debate na Câmara dos Deputados

  • Terça-feira, 06 de dezembro de 2016, 20h08
  • Última atualização em Terça-feira, 06 de dezembro de 2016, 20h13

O Ministério da Educação participou, nesta terça-feira, 6, na Câmara dos Deputados, do Seminário Internacional de Formação Docente. Durante o evento, que teve como objetivo a troca de experiências nessa área, foram debatidos temas como formação inicial e continuada e o papel do professor na formação de cidadãos do século 21.

A professora Carmem Neves, diretora de formulação de conteúdos educacionais do Ministério da Educação, participou da mesa que discutiu o tema formação continuada. Ela explicou que a pasta tem investido em programas que promovem o desenvolvimento dos profissionais, mas que os resultados ainda não são satisfatórios.

“Nós estamos avaliando esses programas, mas o que temos visto é que, na maioria das vezes, eles reproduzem as lacunas da formação inicial: você chama instituições que fazem uma formação inicial frágil e pede para que elas façam a formação continuada, e a formação continuada acaba por reproduzir aquelas lacunas. Nós temos que reverter isso; conversar sobre isso e, principalmente, mudar isso”, salientou Carmem Neves.

A representante do MEC destacou ainda a importância da cooperação entre união, estados e municípios para o trabalho de fomento à formação dos professores. Para ela, é necessário descentralizar e fazer um trabalho articulado com as redes e com as escolas e não um modelo único para todo o Brasil. “Discute-se no MEC sobre o professor estar permanentemente num processo de aperfeiçoamento, de desenvolvimento profissional e não um simples treinamento de professores”, lembrou Carmem Neves.

O evento é voltado para profissionais da educação, gestores e pesquisadores e foi promovido pela Frente Parlamentar da Educação, em conjunto com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página