Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação básica

MEC e UnB iniciam capacitação dos conselhos escolares

  • Quarta-feira, 28 de setembro de 2005, 15h22
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 13h37

Mais de 3.600 técnicos e dirigentes das secretarias estaduais e municipais de educação e representantes dos trabalhadores em educação já estão, em todo o país, recebendo capacitação continuada, a distância, sobre a importância, o funcionamento e o papel dos conselhos escolares.

O curso de extensão, que começou no dia 19 deste mês, tem duração de 80 horas e prazo médio de três meses. Para oferecer o curso, o Ministério da Educação fez parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que formatou os conteúdos, preparou a metodologia e os tutores que vão tirar as dúvidas dos cursistas. Ao final, a UnB dará certificado de extensão aos que concluírem o curso com aproveitamento e com relato de uma experiência na área.

De acordo com o coordenador técnico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica, José Roberto Júnior, esse curso vai formar multiplicadores e tem o objetivo de fortalecer os sistemas de ensino municipais e estaduais.

A meta do Ministério da Educação é levar a formação também aos membros dos conselhos escolares, que são constituídos por representantes dos professores, pais, alunos e comunidade. Os conteúdos do curso estão nos cadernos elaborados pelo MEC para o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que podem ser conhecidos na página eletrônica da SEB.

Aviso - A coordenação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares avisa aos cursistas que tiveram problema no cadastro de seu correio eletrônico, e que precisam entrar em contato com a UnB, que devem ligar para os telefones (61) 3307-2281 e 3307-2049 ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página