Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educação infantil é prioridade na nova etapa do Fundescola
Início do conteúdo da página
Educação básica

Seminário discute mudanças em formulários do Censo Escolar

  • Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, 11h43
  • Última atualização em Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, 11h43

Os formulários para a coleta de dados do Censo Escolar de 2018 serão adequados à nova realidade da educação brasileira. Para analisar o processo e apresentar propostas de mudanças, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promove até quinta-feira, 16, em Brasília, o Seminário de Revisão dos Formulários do Censo Escolar da Educação Básica. É uma forma de permitir a discussão sobre o levantamento estatístico e propor as mudanças para a coleta do próximo ano.

A última avaliação dos formulários de coleta ocorreu em 2006. O levantamento, então, estava prestes a passar por mudanças na metodologia. A partir de 2007, a coleta de dados passou a ser individualizada, por aluno e profissional escolar, o que permitiu ganhos expressivos na qualidade da informação e na possibilidade de acompanhamento longitudinal de cada um nos sistemas de ensino.

Após dez anos de coleta individualizada, poucas alterações foram realizadas nos formulários. As mudanças foram feitas para atender demandas de inserção de informação. A meta do Inep é avaliar as informações coletadas em relação ao cenário atual dos sistemas educacionais e das políticas públicas que a cada ano se aperfeiçoam, de forma a contemplá-las plenamente por meio das informações do Censo Escolar.

 O seminário reúne os usuários das informações do Censo, os declarantes dos dados e os formuladores de políticas públicas.

Mais informações na página do Inep na internet.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep 

X
Fim do conteúdo da página