Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV, PC, DVD, jogos: todas as técnicas
Início do conteúdo da página
Educação básica

Conferência Internacional de Jovens Cientistas: inscrições até o final do mês

  • Sexta-feira, 11 de novembro de 2005, 15h00
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 13h06

Estudantes com até 20 anos de idade que sejam bons pesquisadores em ciências têm grande chance de serem escolhidos entre os seis estudantes brasileiros que vão representar o país na 13ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS). É um evento científico internacional, que acontecerá na Alemanha, em abril de 2006. As inscrições estão abertas até 30 de novembro.

Para participar, o estudante de escola pública ou particular deve escolher um tema relativo às áreas de física, matemática, ciências da computação, ciências ambientais, engenharia e ciências da vida. E preparar um relatório que pontue algum fato novo ou um enfoque diferenciado no tema. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de pesquisadores e professores.

“Esse tipo de competição é muito importante para ensinar os estudantes a realizar uma pesquisa própria, apresentar e discutir seus próprios resultados, preparar um relatório sobre a pesquisa realizada e apresentá-lo publicamente em língua estrangeira, em vez de apenas procurar uma solução para um problema proposto”, explica o professor Ozimar Pereira, coordenador da ICYS no Brasil.

De acordo com Ozimar, o nível de competitividade da conferência tem crescido muito. Nos últimos anos, os países participantes foram Alemanha, Bielo-Rússia, Brasil, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Iugoslávia, Macedônia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia.

A ICYS consiste numa competição individual em pesquisa científica e foi criada em 1993, por representantes da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, Hungria, e da Universidade Federal de Minsk, na Bielo-Rússia.

Inscrições e mais informações na página eletrônica do evento ou pelos telefones (11) 9810-3095/3801-3366.

Repórter:Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página