Projetos para ensino médio noturno devem ser inscritos até amanhã
Serão encerradas na quinta-feira, dia 15, as inscrições para o concurso Projetos de Melhoria do Ensino Médio Noturno, instituído pelo Ministério da Educação. A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) recebeu até agora 433 projetos, enviados de todas as regiões do país.
O concurso foi criado para que os estudantes do ensino médio noturno possam ter aulas práticas de informática, aliadas às teóricas, professores capacitados e dinâmicos, salas de aula limpas e corpo administrativo organizado. Devem, ainda, sentir que a instituição se preocupa com sua segurança. São questões que interferem na motivação de ir ou não à escola de milhares de estudantes.
“A preocupação em desenvolver esse tipo de trabalho está no fato de que perto de 50% das matrículas no ensino médio estão sendo oferecidas no período noturno”, destacou a diretora de programas da SEB, Lúcia Lodi. A taxa de matrículas noturnas era de 54,5% em 1999, caiu para 43,8% em 2003 e hoje é de 48% — cerca de 4,5 milhões de estudantes, de um total de 9,5 milhões.
De 15 a 20 de janeiro do próximo ano, a SEB vai analisar e avaliar o mérito dos projetos recebidos. O resultado dessa seleção será anunciado até o dia 31.
Os interessados devem enviar os projetos, via Sedex, para o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Departamento de Políticas de Ensino Médio. Esplanada dos Ministérios, bloco L, 4º andar, sala 419. CEP 70047-900, Brasília, DF. Outra opção é entregá-los pessoalmente.
Repórter: Sonia Jacinto