Sergipe deve aderir ao Pró-Letramento
O Programa de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento), destinado a atualizar o conteúdo de matemática e português nas escolas públicas e melhorar o desempenho dos alunos, já formou 1.608 tutores e 77,9 mil professores do ensino fundamental em seis estados. O sétimo, Pernambuco, em breve terá o curso de formação continuada. A próxima meta é Sergipe, que nesta quinta-feira, 19, recebe os representantes do Ministério da Educação responsáveis pela elaboração do programa.
"Há toda uma negociação antes da visita ao estado. Quando a visita é aprovada, já é uma abertura para a adesão ao programa", disse Silvia Marina Amaral, coordenadora-geral substituta de políticas de formação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Ceará, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Santa Catarina já passaram por essa etapa.
O MEC conta com a parceria dos sistemas de ensino municipais e estaduais na condução do programa. Cada estado fica responsável pela coordenação e execução das atividades na região. Os módulos têm duração de um semestre, com 120 horas de aula. Eles são elaborados com material didático produzido por centros de pesquisa de universidades que mantêm convênios com o MEC pela rede de formação.
"É um programa de grande mobilização nacional pela melhora na qualidade da educação. Oferece formação continuada aos professores em exercício nas primeiras séries do ensino fundamental", afirmou Jeanete Beauchamp, diretora de políticas de educação infantil e ensino fundamental da SEB.
A meta do Pró-Letramento, que integra o Plano de Qualidade para a Educação Básica, é formar 400 mil professores até junho de 2007.
Raquel Maranhão Sá