Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC recebe embaixador do Reino Unido no Brasil
Início do conteúdo da página
Educação básica

Há vagas para capacitação nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda

  • Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019, 21h09
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019, 13h01

Estão abertas vagas para cursos de capacitação nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda, destinados a profissionais da educação básica da rede pública de ensino. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece 618 oportunidades a professores, coordenadores e supervisores pedagógicos.

“Essa iniciativa marca a retomada dos investimentos para a educação básica com parcerias em países estratégicos na formação de professores, valorizando a prática docente e as experiências internacionais que possam agregar mais conhecimento ao ensino brasileiro”, afirma Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e Educação Básica da Capes.

 As inscrições, gratuitas, são feitas on-line com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet. Além de passagens áreas, os participantes terão direito a benefícios como ajuda de custo, seguro saúde e alojamento.

O edital para os Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright, é direcionado aos professores de língua inglesa. São 486 vagas para um curso intensivo de seis semanas em universidades norte-americanas. Podem participar docentes da rede publicas estadual, municipal e distrital, em efetivo exercício da profissão. As inscrições vão até 17 de março.

O outro edital é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). São 102 vagas destinadas aos professores de todas as áreas da educação básica das redes municipal, estadual e distrital. Dividido em duas partes – a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno. O curso terá duração de oito semanas e as inscrições podem ser feitas até 26 de março.

Para a Irlanda, são 30 vagas para coordenadores e supervisores pedagógicos de qualquer escola da rede pública (municipal, estadual, distrital e federal). As inscrições vão até 26 de março. É realizado em parceria com o Mary Immaculate College e oferece cursos de inglês, desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica. O curso tem duração de doze meses. Os requisitos para concorrer a vagas dos cursos em cada país e os benefícios estão detalhados nos editais.  

Confira o edital para os cursos oferecidos no Canadá

Confira o edital para os cursos oferecidos na Irlanda

Confira o edital para o curso oferecido nos Estados Unidos

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página