Municípios brasileiros recebem prêmios em gestão educacional
Para saber o que os municípios brasileiros estão fazendo pela educação, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) criaram o Prêmio Inovação em Gestão Educacional. Nesta quarta-feira, 13, dez experiências municipais de gestão educacional foram premiadas. As experiências foram consideradas inovadoras e contribuirão para a melhoria da qualidade do ensino priorizando o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola.
“Que todos que estão sendo reconhecidos pelos seus projetos de gestão possam ajudar o Brasil a construir um sistema educacional cada vez mais sólido, e que nós possamos reconhecer não somente dez, mas milhares de ações inovadoras que possam ser disseminadas pelo nosso País”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a cerimônia de entrega dos prêmios.
Dentre 260 projetos inscritos, dez municípios foram premiados com o financiamento de R$ 50 mil para incentivar as experiências de gestão educacional. Os projetos analisados são de grande relevância para o cumprimento dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação (PNE), pois geram um impacto positivo na situação educacional do município e introduzem inovações em relação às práticas de gestão anteriores.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional foi realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e pelo Inep, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O prêmio faz parte das iniciativas do Ministério da Educação de apoio à gestão educacional dos municípios e é executado no âmbito do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), com apoio do Acordo Brasil-Unesco. Ele tem como meta premiar, a cada dois anos, até dez experiências inovadoras, divulgando seus resultados.
Premiados – “Não somos heróis, mas ficaremos na história porque somos estudantes”, esta foi a frase que ilustrou a camiseta de alunos que venceram a barreira da distorção idade-série no município de São Mateus, do Espírito Santo, por meio de um dos projetos premiados no evento. O Programa de Regularização de Fluxo Escolar, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de São Mateus, além de ter produzido material didático próprio direcionado aos alunos que participam do programa, faz um trabalho de reforço e estímulo. Os estudantes com idade-série diferenciada formam uma turma separada da do ensino regular e têm aulas que incluem, no dia-a-dia letivo, desde reforço escolar até elevação da auto-estima. “Com o programa, tivemos um controle da evasão e pudemos trazer de volta à escola jovens que a abandonaram e que hoje sentem o maior prazer em estudar”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ângela Tótola. Além de São Mateus, outros nove municípios tiveram projetos premiados.
Fabiana Gomes