Conselhos escolares: formação a distância
Pais, alunos, professores, funcionários e diretores que participam de conselhos escolares terão acesso a cursos de formação a distância. A intenção é capacitar essas pessoas para atuar de forma dinâmica e democrática na melhoria da qualidade do ensino. O primeiro curso a distância para conselheiros escolares terá início no dia 22 e deve capacitar 300 membros da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). O primeiro curso funcionará como um projeto-piloto, com 80 horas de aulas ministradas por professores do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília. A data prevista para o final das atividades é 30 de junho. Ao término dos módulos de estudo, os participantes recebem certificados credenciados pela UnB.
De acordo com José Roberto Júnior, coordenador técnico do programa, o curso deve estimular a criação e o fortalecimento de conselhos, além de capacitar continuamente seus membros. Assim, pretende-se contribuir para a melhoria do ensino e garantir a participação das comunidades escolar e local na gestão escolar. “Depois de capacitados, os conselheiros poderão promover a qualidade social da educação dos estados e municípios, gerenciando aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos”, explica.
Ainda em 2007, o curso deve ser oferecido para outros estados do País. A oferta será definida após a avaliação dos resultados obtidos em Natal.
Cíntia Caldas