Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira mulher negra eleita reitora toma posse em universidade baiana
Início do conteúdo da página
Cerimônia

Ministro participa de aniversário do Colégio Militar Tiradentes de Brasília

  • Terça-feira, 06 de agosto de 2019, 13h02
  • Última atualização em Terça-feira, 06 de agosto de 2019, 15h39

Shismênia Oliveira e Giulliano Fernandes, do Portal MEC

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, da cerimônia do 7º aniversário do Colégio Militar Tiradentes de Brasília. No evento, os pais dos estudantes entregaram alamares — peça do uniforme militar formada por cordões entrelaçados — a cerca de 100 alunos. Também foram inauguradas algumas instalações definitivas do colégio.

Weintraub destacou a importância da educação e da disciplina para que os jovens estejam preparados para o futuro do país. "Vocês estão sendo educados para serem homens e mulheres fortes para lutarem para a sua liberdade. É isso que vocês estão aprendendo. As regras atuais que vocês têm que cumprir são linhas, não são grilhões, não são correntes de escravidão", enfatizou.

Comandante do colégio, o tenente-coronel Danilo Nunes elogiou o esforço dos alunos para obter o merecimento dos alamares. Recebe a honraria quem atingir média acima de oito em todas as disciplinas em comportamento no primeiro semestre. “Estamos olhando para os alunos, para os nossos honrados patriotas, que com seu esforço, que com seu sacrifício diário, vêm se destacando em múltiplas áreas, alcançando um dos alicerces do ensino militar, que é a meritocracia", disse.

A comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Sheyla Sampaio, elogiou o trabalho da instituição. “A missão dos senhores é muito maior do que transmitir conhecimento. É a arte de educar. E a arte de educar se faz ato cotidiano", afirmou.

Colégio Militar Tiradentes – Criado em 2012, com capacidade para 700 alunos em período integral, o Colégio Militar Tiradentes tem uma área de 35 mil metros quadrados e faz parte do sistema de ensino público do Distrito Federal, mas é subordinado à Polícia Militar. Com a inauguração de novas instalações, o colégio passou a ter capacidade para 1,5 mil estudantes.

Para ingressar na instituição, os alunos passam por uma prova, cujo edital sai anualmente. As vagas são destinadas aos dependentes legais de policiais militares do Distrito Federal e à comunidade em geral.

06/08/2019 - Solenidade do 7º Aniversário do Colégio Militar Tiradentes e da entrega dos Alamares.  Fotos: Luis Fortes/MEC

X
Fim do conteúdo da página