Unipampa: 6,6 mil fazem o vestibular
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, promoveu seu primeiro vestibular no domingo, dia 18. Dos 7.214 inscritos, 6.652 fizeram as provas. Os candidatos disputam 2.060 vagas, distribuídas em 43 cursos — 28 de bacharelado, dez de licenciatura e quatro de tecnologias — nos dez campi: Bagé (sede), Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
O curso mais concorrido foi o de medicina veterinária, com 557 inscritos para 50 vagas. O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 31 — a relação dos aprovados estará disponível na internet e nos campi. Os selecionados farão a matrícula de 9 a 13 de fevereiro. As aulas começarão em 9 de março.
A Lei nº 11.640, que criou a universidade, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro do ano passado. Mas a implantação começou em 2006, com o apoio das universidades federais de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel).
A criação da universidade tem o propósito de garantir a expansão da educação superior na metade sul do Rio Grande do Sul. A localização de cada campus e os cursos ofertados foram definidos de acordo com as necessidades regionais. No fim da implantação da Unipampa serão oferecidos 56 cursos a 12 mil alunos, com 400 professores e 400 servidores técnico-administrativos.
Letícia Tancredi