Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Vencedores conhecerão cidades históricas de Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Política de inclusão

Federal de Santa Catarina divulga resultado do Prolibras

  • Terça-feira, 15 de dezembro de 2009, 18h02
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de dezembro de 2009, 18h02
Desde 2006, o Ministério da Educação já certificou 5.089 profissionais na Língua Brasileira de Sinais. (Foto: Wanderley Pessoa)A Universidade Federal de Santa Catarina, parceira do Ministério da Educação na execução do exame nacional de certificação na Língua Brasileira de Sinais (Prolibras), divulgou nesta terça-feira, 15, o resultado final das provas aplicadas em outubro deste ano. Foram aprovados 985 profissionais.

De 2006, quando o Prolibras foi criado, a 2008, receberam certificados 4.104 cidadãos. A certificação integra a política de inclusão do ministério. Os profissionais podem trabalhar no ensino da Língua Brasileira de Sinais e como intérpretes da Libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos para lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior em todos os níveis.

Em 2009, os exames foram aplicados em 32 cidades, incluindo as capitais dos estados e o Distrito Federal. Os dois tipos de provas atenderam candidatos fluentes em Libras – surdos ou ouvintes, e aqueles com ensino médio ou superior completos ou que concluam este ano. Em todo o país, se inscreveram para as provas 5.705 candidatos.

A relação dos aprovados por estado e cidade, o boletim de desempenho individual e outros dados estão na página eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina dedicada ao Prolibras.

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): Prolibras
X
Fim do conteúdo da página