Ministro participa de solenidade no centenário de instituição gaúcha
Porto Alegre — O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa nesta sexta-feira, 18, das comemorações do centenário da antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente campus de Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A solenidade terá início às 15h, com a premiação de projetos da 10ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica, e dos alunos participantes do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília, em novembro.
O ministro vai descerrar a placa comemorativa dos cem anos da instituição, fundada em 1909, sob o nome Escola de Comércio de Porto Alegre.
O campus de Porto Alegre nasceu da desvinculação da UFRGS, com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A proposta dos institutos é estimular o ensino profissional e tecnológico a partir da formação de técnicos e tecnólogos alinhados com as demandas do mercado de trabalho.
Com os investimentos do governo federal no ensino profissionalizante, a instituição gaúcha registrou aumento de 500%, em um ano, na procura por cursos. “O Brasil despertou para a importância da formação e da qualificação de profissionais na área técnica”, afirma o diretor-geral do campus de Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi. “Nosso aniversário coincide com a celebração do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e essa comemoração nacional marca a consolidação dos institutos federais e a expansão do ensino profissionalizante e tecnológico no país.”
O campus de Porto Alegre conta com cerca de 1,5 mil alunos, cem professores e 20 servidores. Há expectativa de crescimento, nos próximos dois anos, de 35% ao ano — chegará a 2012 com aproximadamente quatro mil alunos. A partir do próximo ano, além de 11 cursos técnicos presenciais e um a distância e do ensino médio para jovens e adultos com formação técnica subsequente, serão oferecidas duas licenciaturas (química e biologia) e dois cursos superiores de curta duração (tecnólogo em informática e em gestão de processos gerenciais).
O campus tem estrutura física de 7,5 mil metros quadrados de área construída, 22 salas de aula, dois auditórios, dez salas multimídia, 39 laboratórios e biblioteca. O prédio é uma das edificações pioneiras na adequação para recepção de pessoas com deficiência, que têm acesso a 100% dos espaços da instituição.
Assessoria de Imprensa do campus de Porto Alegre