Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Novo reitor da federal do ABC paulista é empossado no MEC

  • Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010, 13h49
  • Última atualização em Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010, 14h51
O professor e engenheiro Helio Waldman foi empossado nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, no cargo de reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC). A cerimônia de posse foi realizada no Ministério da Educação, em Brasília. Primeiro reitor eleito da UFABC, Waldman substitui Adalberto Fazzio, que foi reitor pro tempore da Universidade desde sua criação, em 2008.

O caráter inovador da UFABC foi destacado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao dar posse ao novo reitor. “A Universidade Federal do ABC está na fronteira do desenvolvimento de novos modelos pedagógicos”, afirmou.

Haddad citou como exemplo de inovação os bacharelados interdisciplinares oferecidos pela instituição e que se revelaram cursos bastante procurados na primeira etapa no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), encerrada em 3 de fevereiro. O bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que ofertou 1,5 mil vagas no sistema, foi o campeão absoluto em número de inscritos, com 16,2 mil concorrentes.

Para o ministro, esse foi dos aspectos mais importantes revelados nesta primeira edição do Sisu. “Não bastasse a democratização do processo seletivo, recebemos um recado claro dos estudantes brasileiros: o de que eles estão abertos às novas possibilidades e que há espaço para a inovação político-pedagógica no país”, disse Haddad, parabenizando os reitores, pró-reitores e demais integrantes do corpo acadêmico envolvidos na implantação da instituição paulista.

A secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, ressaltou que o grande interesse dos candidatos pela universidade mostrou que os estudantes entenderam a inovação contida no projeto pedagógico e que a instituição, apesar de relativamente nova, já está consolidada junto ao público.

Segundo o novo reitor, a UFABC vai prosseguir em sua consolidação, buscando preparar seus alunos para um cenário marcado pela inovação tecnológica intensa e incessante. Waldman é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e tem mestrado e doutorado pela Stanford University da Califórnia (EUA). É professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas e foi pró-reitor de Graduação da Fundação Universidade Federal do ABC.

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): Educação superior , UFABC , Sesu
X
Fim do conteúdo da página