Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação básica
Início do conteúdo da página
Educação superior

Fronteira Sul inicia atividades com selecionados pelo Enem

  • Terça-feira, 02 de março de 2010, 16h41
  • Última atualização em Terça-feira, 02 de março de 2010, 16h41
Dos 2.160 estudantes selecionados para os primeiros cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), 1.650 farão a matrícula no período de 9 a 12 deste mês. As aulas começarão no dia 29. Os outros 510 ingressarão na universidade no segundo semestre.

A seleção dos candidatos foi feita usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, combinadas com um bônus para alunos que cursaram o ensino médio na rede pública. O valor do bônus variou de 1,3, para quem fez todo o ensino médio público, a 1,1 para quem cursou um ano. Os demais estudantes concorreram apenas com a nota do Enem.

A UFFS tem sede em Chapecó (SC) e campi em Erechim e Cerro Largo (RS), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR). Sua criação foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 de setembro do ano passado.

Dados do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, mostram que a universidade dá início às atividades de graduação com 91% de estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, que 87% deles são de famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos e que 87% dos alunos representam a primeira geração da família que chega à universidade.

O reitor destaca que essa paridade, observada em todos os cursos da instituição, demonstra que a UFFS altera a lógica, historicamente criticada, segundo a qual a maioria das vagas dos cursos das instituições públicas e gratuitas, especialmente os mais procurados, fossem ocupados por alunos de escolas privadas e pagas.

Dilvo Ristoff também chama a atenção para a procedência dos selecionados para os 42 cursos da UFFS. Em Chapecó, 67% dos alunos são da região, ocorrendo o mesmo em Erechim (83%), Cerro Largo (97%), Laranjeiras do Sul (82%). Apenas em Realeza (22%) esse número fica abaixo dos 50%.

A página eletrônica da UFFS traz detalhes sobre campi, cursos, matrículas, professores.

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): Educação superior , UFFS
X
Fim do conteúdo da página