Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Foi aberto hoje o Ano Mundial da Física
Início do conteúdo da página
Educação superior

Foi aberto hoje o Ano Mundial da Física

  • Terça-feira, 25 de janeiro de 2005, 12h47
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 07h29

O Ano Mundial da Física, data que tem por objetivo marcar os 100 anos dos trabalhos fundamentais de Albert Einstein que modificaram o século XX, foi aberto hoje, 24, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A solenidade será também marcada pelo lançamento de edição exclusiva da revista Ciência & Ambiente - editada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e que reuniu personalidades da física brasileira em número especial sobre o trabalho e a vida de Einstein.

O secretário executivo do Conselho Nacional de Educação, Ronaldo Mota, será o representante do Ministério da Educação. Mota, que também é um dos editores convidados para a edição especial da publicação que homenageia o gênio, acredita que a ocasião é muito oportuna para a atual conjuntura de mudanças na educação brasileira que está na pauta de ações de governo para 2005. "Einstein, acertadamente, entendia educação como sendo aquilo que nos resta, mesmo quando esquecemos aquilo que nos foi ensinado", explica o professor. Ainda, segundo Mota, essa educação é exatamente a educação que é absolutamente estratégica para viabilizar um projeto de nação que enfrenta e supera seus problemas sociais e se insere soberanamente no contexto internacional.

O encontro e a publicação são apenas parte da extensa programação de 2005, que visa divulgar e tornar mais accessível a história e a obra do gênio que foi considerado o cientista do século XX, conforme escolha da revista norte-americana Time: Albert Einstein. As comemorações, promovidas pelas sociedades de física de todo mundo, inclusive a Sociedade Brasileira de Física, em conjunto com a Organização das Nações Unidas, têm por objetivo não apenas divulgar o trabalho do grande gênio como também desmistificar e tornar mais accessível à sociedade as complexidades e curiosidades da física.

A revista - O número especial da revista Ciência & Ambiente, que será lançado por ocasião da sessão solene do Ano Mundial da Física, foi organizado por intermédio de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Física, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência e Tecnologia. A edição especial da revista, cuja o editor permanente é Delmar Bressan, se inscreve, dessa forma, nas comemorações do centenário dos trabalhos revolucionários publicados por Einstein em 1905, conhecido como o ano miraculoso.

Além dos artigos que se ocupam da descrição de alguns dos seus resultados científicos mais relevantes, como as duas teorias da relatividade (a especial e a geral) e as contribuições para a mecânica quântica, a publicação traz, para apreciação do público, facetas menos conhecidas de sua produção intelectual e de suas ações como cidadão, entre elas, as incursões pela política, o estilo próprio de fazer ciência e a importância que concedia à divulgação científica. Apesar de possuir características típicas dos gênios, Einstein foi um homem do seu tempo e as influências da época ressoam em seu trabalho, inclusive explicando-o. A publicação faz menção também à visita que fez ao Brasil, há exatos 80 anos, e à longa amizade que o uniu a Michele Besso. Enfim, trata-se de uma cronologia que permite situar o leitor em relação à vida e obra do grande cientista. 

Participam da edição: Peter Galison, Michel Paty, Aguinaldo Médici Severino, Abel Lassale Casanave, Antonio Luciano Leite Videira, Luiz Davidovich, Saulo Carneiro, Olival Freire Jr., Ildeu de Castro Moreira, Nelson Studart, Antonio Augusto Passos Videira, Henrique Fleming e Cássio Leite Vieira. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página