Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Guia do PNLA 2008 já está na internet
Início do conteúdo da página
Educação superior

Instituições terão que divulgar aos alunos os valores das mensalidades

  • Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2012, 17h38
  • Última atualização em Sexta-feira, 03 de fevereiro de 2012, 11h20
As instituições de ensino superior participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão adotar medidas para a divulgação, entre os estudantes, das informações relativas a cobrança de mensalidades e concessão de descontos.

A regra está na Portaria Normativa nº 2, publicada nesta quinta-feira, 2, no Diário Oficial da União. Entre as informações que deverão ser amplamente divulgadas entre os estudantes estão os valores das mensalidades de cada curso e turno e os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição, inclusive aqueles concedidos por pontualidade ou antecipação do pagamento. Além disso, a instituição deverá informar os estudantes sobre os canais de atendimento dos programas do Ministério da Educação para o recebimento de denúncias e reclamações.

O objetivo das novas regras é garantir aos alunos contemplados pelos programas de bolsa e financiamento tratamento igualitário ao dos estudantes pagantes, conforme determina a legislação educacional.

Entre as penalidades previstas para as instituições que não cumprirem as normas estão a desvinculação do ProUni e a impossibilidade de adesão ao Fies por até três processos seletivos consecutivos.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Acesse o canal de atendimento do ProUni

Acesse o canal de atendimento do Fies  

Leia a Portaria Normativa nº 2




Assunto(s): educação superior , Fies , ProUni
X
Fim do conteúdo da página