Candidato a bolsa nos EUA deve se inscrever até quarta-feira
O programa oferece uma bolsa por ano, de US$ 5 mil mensais, por até nove meses, além de auxílio-instalação de US$ 2 mil. O beneficiário também tem direito a seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e moradia no campus da universidade norte-americana. Uma das propostas do programa é dar apoio a cientistas brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais, além de promover a aproximação, o diálogo e o aprofundamento do conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.
Para concorrer à vaga, o pesquisador deve comprovar conclusão de curso de doutorado após 1994 e antes de 2005 e estar credenciado como professor e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Terá preferência aquele que puder se dedicar em regime integral às atividades acadêmicas e que atue nas áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil, com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.
A inscrição deve ser feita pela internet, com o preenchimento em inglês do formulário de inscrição, on-line; apresentação de currículo (syllabus) do curso proposto, com no máximo dez páginas; três cartas de recomendação, em inglês; currículo atualizado em português, disponível na Plataforma Lattes; currículo resumido em inglês e projeto de pesquisa a ser desenvolvido nos EUA. O candidato selecionado deve receber a bolsa em agosto. Mais informações no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (61) 2022-6668.
A professora Ruth Corrêa Leite Cardoso (1930-2008), antropóloga e professora da Universidade de São Paulo, foi bolsista da comissão Fulbright na Universidade de Columbia em 1988. Ministrou aulas em uma série de instituições internacionais e publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.
Assessoria de Imprensa da Capes