Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Emissão e registro de diplomas de graduação terão novas regras
Início do conteúdo da página
Educação superior

Reitor da Federal do Ceará é reconduzido por mais 4 anos

  • Terça-feira, 02 de outubro de 2012, 15h40
  • Última atualização em Terça-feira, 02 de outubro de 2012, 15h40
Ao ser reempossado por Paim Fernandes, o reitor Jesualdo Farias (D) destacou a visibilidade que a UFC conquistou nos últimos anos (foto: João Neto/MEC)O ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, reconduziu nesta terça-feira, 2, Jesualdo Pereira Farias ao cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). À frente da instituição desde 2008, Farias assume o segundo mandato, com vigência até 2016.

“O Ceará é um estado referência para o governo, não só na educação básica, como na superior, com o aumento no número de institutos federais e expansão das universidades”, pontuou o ministro em exercício. O secretário de educação superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, também destacou a importância da UFC no processo de expansão. “A instituição é um exemplo e uma referência”, afirmou.

Após a leitura do termo de posse, o reitor disse se sentir orgulhoso por participar do processo histórico de ampliação da educação superior no país, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Segundo Farias, o objetivo para os próximos quatro anos é consolidar ainda mais a expansão da universidade. “É uma renovação do compromisso. Temos de assegurar que o trabalho feito até agora seguirá nos mesmos padrões de qualidade e sem interrupções”, afirmou. “Visibilidade. É isso que a UFC conquistou nos últimos anos.”

Jesualdo Pereira Farias é graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em metalurgia física pelo Municipal Industrial Research Institute, do Japão. Tem ainda mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O ingresso na UFC ocorreu em 1987, como professor assistente. Em 1994, Farias passou a professor titular. Na gestão acadêmica, foi chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, vice-diretor do Centro de Tecnologia, vice-presidente e presidente da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef) e vice-reitor, de 2007 a 2008.

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): educação superior , UFC , posse
X
Fim do conteúdo da página