Ministro destaca expansão universitária em evento da UNE
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a expansão do ensino superior deve continuar e que é necessário dobrar o número de vagas na próxima década. "Temos que continuar a expansão para colocar, cada vez mais estudantes, nas universidades federais", disse neste domingo, 20, durante o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), realizado pela União Nacional dos Estudantes UNE em Recife.
O tema do encontro é a Luta pela Reforma Universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias. O evento começou na sexta-feira, 19, e se estende até a segunda-feira 21.
Para um auditório lotado na Universidade Federal de Pernambuco, o ministro apresentou um diagnóstico da educação superior do País e lembrou a importância histórica da UNE no processo de luta contra a ditadura militar no país.
Mercadante saudou a criação da comissão da verdade para investigar os abusos cometidos pelo Estado contra estudantes durante a ditadura militar, ocorrida durante o Coneb, e citou a importância de a primeira investigação ser sobre o assassinato do líder estudantil Honestino Guimarães.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, destacou a participação da entidade na aprovação de leis que colaboraram com a expansão da educação superior no País. "O resultado desse processo é que há uma expansão inegável no sistema federal do ensino superior".
Segundo Iliescu, o país começou uma agenda positiva de reforma universitária com o Fim da DRU para a Educação, o Reuni e a Política de Cotas. Iliescu disse que o momento agora é de buscar os avanços além dos já conquistados nos últimos dez anos, especialmente na área de regulação.
Assessoria de Comunicação Social