Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Deputados lançam frente em defesa da conversão da dívida por educação
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro inaugura instalações e destaca a atuação da UFF

  • Segunda-feira, 17 de novembro de 2014, 14h41
  • Última atualização em Segunda-feira, 17 de novembro de 2014, 14h41

As novas instalações do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram inauguradas nesta segunda-feira, 17, em Niterói (RJ), em cerimônia que contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim. Foram inaugurados dois novos prédios — um de salas de aulas e outro para laboratórios —, além de um setor de grandes animais, destinado aos estudos dos alunos do curso de medicina veterinária. Também foram concluídas as reformas no prédio central do instituto.

De acordo com o ministro, a UFF é destaque no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), pois é uma das instituições que mais cresceram em número de vagas e de matrículas. “O governo federal vai continuar apoiando a universidade em seu processo de expansão para que ela seja cada vez mais referência entre as instituições de educação superior brasileiras”, disse Paim. Ele lembrou uma frase de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

O Instituto Biomédico, fundado em 1968, é constituído pelos departamentos de Fisiologia e Farmacologia (MFL); Microbiologia e Parasitologia (MIP) e Morfologia (MMO). Todos os alunos dos cursos da área da saúde cursam diversas disciplinas no instituto. Ali são desenvolvidas também atividades de pesquisa e extensão.

Desde 2002, o Instituto Biomédico conta com o curso de graduação em biomedicina. Além disso, oferece os cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, em ciências biomédicas e em microbiologia e parasitologia aplicadas.

Também nesta segunda-feira, em Niterói, o ministro Henrique Paim recebeu o título de doutor honoris causa da UFF, em solenidade no teatro da instituição. A homenagem é concedida a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): educação superior , UFF
X
Fim do conteúdo da página