Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Comum busca reforçar articulação com as etapas do ensino fundamental e do médio
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro dá posse ao novo reitor da Federal Fluminense

  • Quarta-feira, 19 de novembro de 2014, 18h37
  • Última atualização em Quarta-feira, 19 de novembro de 2014, 18h37

O novo reitor da UFF, Sidney Mello (E), ao ser empossado pelo ministro Paim: “A educação deve servir de base para a redução das desigualdades sociais e para os avanços econômicos indispensáveis ao país” (foto: Isabelle Araújo/MEC)O professor Sidney Mello tomou posse nesta quarta-feira, 19, no cargo de reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), em cerimônia realizada no Ministério da Educação. O ministro Henrique Paim afirmou, na solenidade, que a UFF é uma instituição de referência na educação superior brasileira.

De acordo com Paim, após os avanços obtidos com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os reitores precisam vencer novos desafios. “A expansão da UFF é um exemplo de programa de gestão bem-sucedido e espelha muito bem esse processo, com a ampliação do número de vagas e matrículas, além de a inclusão ser um ponto forte”, disse o ministro.

O novo reitor ressaltou a importância de estabelecer parcerias para uma boa administração e de aprofundar os avanços na pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão como meio de desenvolvimento acadêmico da UFF no contexto nacional e internacional. “A educação em geral e a educação superior em específico devem servir de base para a redução das desigualdades sociais e para os avanços econômicos indispensáveis ao país”, afirmou.

Sidney Mello é graduado em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); tem mestrado em geologia marinha pela UFRJ, em cooperação com a Universidade de Columbia – Lamont-Doherty Earth Observatory, de Nova York; doutorado em geofísica marinha pela Escola de Ciências da Terra da Universidade de Leeds, Reino Unido, além de pós-doutorado pela Universidade da Bretanha Ocidental, Brest, França, onde também foi pesquisador-visitante.

O novo reitor da UFF é membro do comitê-executivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (Iodp) e atua como vice-presidente da região Brasil da Organização Universitária Interamericana (OUI), voltada para o fortalecimento da internacionalização das instituições de ensino superior. É também membro da Academia Brasileira de Educação.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): educação superior , reitor , posse
X
Fim do conteúdo da página