Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > País pode abrir mais de 10 mil vagas de residência médica
Início do conteúdo da página
Educação superior

Enade 2015 será aplicado para estudantes de 26 cursos de tecnologia em 22 de novembro

  • Segunda-feira, 09 de março de 2015, 17h56
  • Última atualização em Segunda-feira, 09 de março de 2015, 19h08

Estudantes de 26 cursos de graduação vão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. A lista dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados este ano foi divulgada nesta segunda-feira, 9, por meio da Portaria Normativa nº 3, publicada pelo Ministério da Educação. A avaliação está prevista para o dia 22 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

O exame será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com questões do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI). O BNI é produzido por docentes selecionados em chamada pública, que deverá ocorrer até o dia 30 de abril. O manual que traz os procedimentos técnicos indispensáveis às instituições de ensino superior para a inscrição dos participantes será divulgado até 22 de maio.

As instituições são responsáveis por inscrever os estudantes. Os ingressantes de 2015 também devem ser inscritos, mas, desde 2009, eles são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep. A inscrição dos iniciantes serve para registro de seus dados pessoais, necessários ao cálculo dos indicadores da educação superior.

Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2015 e que estejam oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Provas – A exemplo da edição anterior, o participante que deixar o local de prova antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. O mesmo ocorre com aqueles que não comparecerem. Ambos ficarão em situação irregular junto ao exame.

Os participantes do Enade devem preencher o questionário do estudante. O documento obrigatório estará disponível no período de 21 de outubro a 22 de novembro no portal do Inep. O objetivo é subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

São os seguintes os cursos que serão avaliados em 2015: Bacharelado: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia, turismo. Tecnólogo: comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing, processos gerenciais.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Acesse as portarias: Normativa nº 3 e Portaria nº 54, de 6 de março de 2015

Assunto(s): educação superior , Enade
X
Fim do conteúdo da página