Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Evento internacional abre debate sobre novo modelo acadêmico

  • Sexta-feira, 17 de abril de 2015, 14h29
  • Última atualização em Sexta-feira, 17 de abril de 2015, 14h32

Instituições de vários países estarão reunidas nos próximos dias para debater a educação. O encontro faz parte da inédita Intercontinental Academia (ICA), que pretende ser o laboratório para um novo modelo de academia. O evento, com coquetel de abertura marcado para esta sexta-feira, 17, contará com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A iniciativa surgiu da rede Ubias, associação internacional formada por 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de 19 países. Hoje, é liderada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Pesquisa Avançada —Institute of Advanced Research (IAR) — da Universidade de Nagoya, Japão.

A Intercontinental Academia vai reunir 15 jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento para desenvolver estudos sobre o tema Tempo, além de debater novas formas de produzir conhecimento. O formato aproxima renomados cientistas dos novos expoentes e permitirá a formação de redes acadêmicas entre jovens pesquisadores.

Entre as universidades federais participantes estarão a do ABC (UFABC), da Bahia (UFBA), do Sul da Bahia (Ufesba) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página