Sociedade complexa é desafio para estudantes, diz ministro
São Paulo — O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao falar, em São Paulo, sobre as perspectivas para um modelo de universidade do futuro, desafiou os estudantes “a buscar uma formação mais abrangente para integrar uma sociedade complexa”. O ministro esteve na capital paulista nesta sexta-feira, 24, para participar, de manhã, de palestra na Universidade de São Paulo (USP) com 15 estudantes estrangeiros e brasileiros de doutorado.
O encontro fez parte de uma série de eventos organizados pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Segundo Janine Ribeiro, foi um exemplo de como aumentar a interação entre alunos de doutorado de todo o mundo.
À tarde, o ministro manteve reunião com os reitores da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle; da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho. Janine Ribeiro destacou os avanços na educação superior a partir das iniciativas de interiorização de unidades universitárias promovidas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Participaram do encontro os secretários de educação básica, Manoel Palácios, e de articulação com os sistemas de ensino do MEC, Binho Marques.
O ministro reuniu-se também com representantes de entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Ação Educativa e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Assessoria de Comunicação Social