Comissão especial reúne-se para discutir situação do idoso
Nos últimos anos, o Brasil vem sofrendo aumento significativo no processo de envelhecimento da população. Previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmam que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Essa constatação demanda ações urgentes da sociedade brasileira para lidar com esse quadro.
A comissão especial responsável por elaborar diretrizes e propor políticas para formação de profissionais e pesquisadores capacitados com a questão do envelhecimento populacional brasileiro reuniu-se nesta sexta-feira, 18. Participaram da reunião especialistas de diversas áreas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UFSP), IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério da Defesa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Histórico - Criada no dia 25 de novembro de 2004, a comissão especial tem a finalidade de expandir e apoiar os projetos sociais voltados à terceira idade desenvolvidos por instituições públicas e privadas do ensino superior.
A comissão é presidida pelo diretor do Departamento de Política de Educação Superior (Depes) da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Godofredo de Oliveira Neto, e coordenada pela consultora da SESu, Márcia Rozenthal. Também fazem parte da comissão representantes de todos os departamento da SESu, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) da Universidade de Brasília (UnB) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio).
A comissão pretende realizar um seminário nos dia 12 e 13 de maio deste ano, para discutir temas como Especificidades Regionais do Envelhecimento Populacional Brasileiro e A Formação Profissional nas Diferentes Áreas do Conhecimento e o Envelhecimento Populacional Brasileiro. Participarão do seminário representantes das instituições federais de ensino superior (Ifes) e profissionais de diversas áreas, como direito, engenharia, arquitetura, urbanismo, comunicação, serviço social e economia, para discutir a situação atual do idoso no Brasil. Segundo Márcia Rozenthal, um dos objetivos do seminário é a sensibilização das IES para a questão do envelhecimento no país e divulgação de trabalhos e projetos realizados no setor.
Assessoria de Imprensa da SESu