Programa para alunos estrangeiros terá reunião na Paraíba
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizam na próxima quinta-feira, 31, a segunda reunião regional do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação e Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será realizado a partir das 9h no Hotel Caiçara, em João Pessoa (PB). O reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari, fará a abertura do encontro.
O PEC-G é gerido pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e pelo Departamento de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica do MRE e conta com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES). O programa possibilita a graduação de alunos provenientes de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais em instituições de ensino superior brasileiras. Outra finalidade é promover o intercâmbio e a cooperação internacionais, para a criação de uma universidade sem fronteiras, visando ao desenvolvimento de uma política de interesses comuns entre os países participantes.
Segundo a chefe da Divisão de Assuntos Internacionais da SESu, Ana Lúcia Bezerra Pedrosa, serão realizadas cinco reuniões. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado na região Centro-Oeste. "Essas reuniões têm por objetivo avaliar as atividades e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes estrangeiros que participam do PEC-G no país. Nesta, vamos ouvir alunos e professores do Nordeste. Também colheremos subsídios para atualizar o manual do PEC-G", informou.
De acordo com Ana Lúcia, cerca de quatro mil estudantes participam do programa, sendo que neste ano o Brasil recebeu, aproximadamente, 600 estudantes estrangeiros de mais de 20 países da América Central, América do Sul e África.
Repórter: Sonia Jacinto