MEC promove seminário de Educação Superior e Envelhecimento Populacional no Brasil
O Ministério da Educação promoverá, no próximo mês de maio, o seminário Educação Superior e Envelhecimento Populacional no Brasil. O evento ocorrerá no auditório do edifício-sede do MEC, em Brasília, nos dias 11 e 12 de maio, das 8 às 17 horas. Em 2020, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país terá a sexta população idosa do mundo.
O evento vai abordar as especificidades regionais e demográficas do envelhecimento populacional brasileiro, além da formação profissional nas diferentes áreas de conhecimento (economia, sociologia, direito, saúde, serviço social e antropologia).
O objetivo do seminário é sensibilizar as instituições de ensino superior (IES) para a formação e aperfeiçoamento profissional de pesquisadores sintonizados com questões ligadas ao envelhecimento populacional brasileiro e, também, contribuir para a elaboração de políticas de apoio à implementação e de projetos que promovam o envelhecimento saudável e com qualidade de vida de nossa população.
Preocupação - A realização do evento mostra a preocupação do ministério com a questão do idoso e aborda a interseção do processo de envelhecimento com as diversas áreas da educação superior. Serão tratados temas sobre a dimensão do problema e as particularidades do envelhecimento a serem tratadas pelas diferentes áreas de formação profissional.
Participam do evento dois representantes de cada instituição de ensino superior federal, o que representa cerca de 120 pessoas. Mais informações pelo telefone (61) 2104-8806, na Coordenação de Programas Especiais da Capes.
Sandro Santos