Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira etapa do Revalida 2017 será aplicada neste domingo, 24
Início do conteúdo da página
Educação superior

Lula destaca criação de universidades em regiões menos desenvolvidas

  • Quinta-feira, 31 de março de 2005, 13h39
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 10h34

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a afirmar que uma das prioridades de seu governo é investir no ensino superior do país. O presidente visitou nesta quinta, 31, o canteiro de obras do hospital-escola de São Carlos (SP). Lula destacou a criação de quatro universidades federais e 13 centros universitários em regiões que não contam com instituições de ensino superior, como o Vale do Jequitinhonha (MG) e sua cidade natal, Garanhuns, que fica no sertão de Pernambuco.

Segundo Lula, o Brasil não pode continuar sendo apenas um país exportador de matéria-prima. "Queremos exportar inteligência. Queremos exportar conhecimento. Queremos exportar valor agregado. E devemos investir nas universidades, desde a formação dos profissionais, para que os alunos saiam preparados, não apenas para o mercado de trabalho, mas saiam preparados para ajudar a construir uma nação mais forte e soberana."

O presidente agradeceu, também, o apoio de 27 reitores das universidades federais ao anteprojeto da reforma universitária. Ele lembrou os bons resultados obtidos pelo governo até agora. "Quisera Deus que o Brasil tivesse crescido nos últimos dez anos o que cresceu nos nossos dois primeiros anos. E, certamente, o Brasil vai continuar crescendo e vamos continuar investindo. E essas crianças terão um futuro muito melhor do que aquele futuro que recebemos dos nossos pais", disse o presidente.

De acordo com o ministro da Saúde, Humberto Costa, o hospital-escola de São Carlos ficará pronto em 2007 e terá 200 leitos. O governo federal já liberou R$ 1,2 milhão para as obras. Ainda hoje, Lula vai conhecer os novos investimentos da empresa Tecumseh - multinacional especializada na produção de compressores herméticos para refrigeração.

Durante o discurso de Lula, 30 estudantes protestaram contra as propostas da reforma universitária. O MEC recebeu até ontem, 30, sugestões de entidades ao anteprojeto. A proposta será encaminhada à Casa Civil. A previsão é que o projeto de lei da reforma seja enviado ao Congresso Nacional em junho.

Agência Brasil

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página