Unisinos começa a formação de tutores
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS) realiza, entre os dias 25 e 27 deste mês, o primeiro curso presencial para 80 tutores que vão trabalhar na Rede Nacional de Formação de Professores de Educação Básica, no Rio Grande do Sul.
A formação de tutores em educação matemática e científica terá a duração de 45 horas presenciais, divididas em duas etapas, além de formação continuada a distância. Ainda em 2005, a universidade programou a formação de mais 80 tutores que vão atuar nos municípios.
De acordo com a coordenadora adjunta do programa na Unisinos, Denise Terezinha Hartmann Galeazzi, o núcleo da universidade trabalha em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e com o Conselho das Secretarias Municipais de Educação do estado. Cabe à Seduc e ao conselho escolherem os professores e montar os grupos de estudos nos municípios.
Em 2005, a Unisinos vai atender professores de 1ª a 4ª séries, em equipes de 15 a 20 para cada um dos tutores e, em 2006, atenderá também professores de 5ª a 8ª séries. A parte presencial, explica Denise Galeazzi, será desenvolvida em encontros quinzenais, com duração de um dia e com a presença do tutor e estudos individuais a distância.
Apoio - Para apoiar a formação de tutores e professores, a universidade preparou uma série de materiais: caderno do tutor, caderno do professor cursista, um catálogo de materiais didáticos, um kit com sugestões de atividades pedagógicas e uma página na internet sobre o projeto e seus conteúdos, que pode ser acessada no endereço da Unisinos.
A Unisinos integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, construída pelo Ministério da Educação e que conta com a participação de 19 instituições de ensino superior em 13 estados. O objetivo da rede é promover a excelência na formação de professores do ensino fundamental em serviço.
Ionice Lorenzoni