Comissão de residência médica vistoria hospitais no DF
Uma equipe designada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação fará, nos dias 7, 8 e 9 próximos, vistoria nos sete hospitais públicos do Distrito Federal. O propósito é verificar as condições de funcionamento de todos os programas de residência médica oferecidos pela rede. O Hospital de Base (HBDF), vistoriado em março, teve a residência médica em cardiologia fechada.
De acordo com o presidente da CNRM, Antônio Carlos Lopes, a comissão recebeu queixas de residentes e da comunidade sobre o atendimento oferecido nos hospitais públicos. A vistoria tem como objetivos proteger os 450 alunos que fazem residência em diversas especialidades e garantir à comunidade um serviço de saúde digno.
Lopes lembrou que em março último a comissão determinou o fechamento da residência médica em cardiologia do HBDF por apresentar problemas como sobrecarga de trabalho dos 12 residentes, preceptoria inadequada e equipamentos quebrados. Mesmo que tudo seja consertado, a residência em cardiologia só poderá ser restabelecida daqui a dois anos. A CNRM também deu prazo de 60 dias para que o HBDF corrija deficiências em outros 30 programas de residência.
Incor - Por indicação da comissão, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal firmou convênio com o serviço de cardiologia do Hospital do Coração (Incor-DF), que funciona nas dependências do Hospital das Forças Armadas, para receber os 12 residentes da cardiologia do Hospital de Base. Segundo Lopes, o convênio permitiu o credenciamento do Incor-DF junto ao Ministério da Saúde, pois um hospital só pode receber residentes se atender pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).
Ionice Lorenzoni