Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidades terão recursos para equipar laboratórios
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidades terão recursos para equipar laboratórios

  • Quarta-feira, 27 de abril de 2005, 08h09
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h44

Cinco universidades federais brasileiras receberão, ainda este ano, recursos de R$ 4 milhões para equipar laboratórios de pesquisa em eficiência energética e hidráulica em saneamento e torná-los centros regionais de referência. Os investimentos serão feitos pela Eletrobrás como parte do Programa de Eficiência Energética em Saneamento Ambiental (Procel Sanear), programa do Ministério de Minas e Energia executado em parceria com o Ministério das Cidades.

As universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Pará (UFPA), da Paraíba (UFPB), de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Paraná (UFPR) serão as beneficiadas. Cada uma receberá R$ 800 mil para adequar, equipar e habilitar os novos laboratórios num prazo de 36 meses. As instalações serão utilizadas para ensino, pesquisas aplicadas e extensão. A solenidade de ratificação dos convênios foi realizada nesta quarta-feira, na Eletronorte, em Brasília.

Para o professor Carlos Barreira, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG, a parceria possibilitará a montagem de um laboratório de testes e demonstração, com equipamentos de última geração. "Isso vai potencializar nossa formação de técnicos na graduação e na pós-graduação", disse.

Bolsas - Também estão previstas no programa ofertas de bolsas de estudo como instrumento de incentivo à elaboração de trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses relacionados ao tema. Atualmente, mais de 2% do consumo total de energia elétrica do Brasil, o equivalente a sete bilhões de quilowatts-hora (kWh) por ano, é usado no bombeamento e no tratamento de água e esgoto. Esse consumo poderia ser reduzido em pelo menos 20% com a utilização de tecnologias mais eficientes e eliminação de desperdícios nos sistemas de saneamento ambiental.

O professor Heber Pimentel, do Departamento de Tecnologia da Construção Civil da UFPB, destaca que aquela universidade, há dez anos, vem desenvolvendo uma linha de pesquisa, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em projetos de combate ao desperdício de energia elétrica e recursos hídricos. "Os equipamentos viabilizados na parceria permitirão a modernização dos sistemas de abastecimento de água e a eficiência no atendimento das demandas energéticas em nossa região", afirmou.

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página