Provas para obtenção do Certificado de Língua Portuguesa serão realizadas esta semana
A 13ª edição das provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será realizada nos dias 27 e 28 deste mês. Vão participar cerca de dois mil candidatos inscritos, distribuídos em 29 instituições de ensino superior do exterior e em 18 universidades brasileiras. O Celpe-Bras é desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). As provas são aplicadas simultaneamente no Brasil e em outros países com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Segundo José Andrade do Nascimento, do Departamento de Políticas Estratégicas da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), coordenador do programa, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É aceito em firmas e instituições estrangeiras de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. "O MEC é institucionalmente responsável pelo programa e se vale das estruturas que têm as instituições de ensino superior, tanto no Brasil quanto no exterior, para implementá-lo", explicou Andrade.
O Celpe-Bras possui uma comissão formada por nove membros - todos professores da área de português para estrangeiros -, que formula as provas, faz o treinamento dos professores nas universidades brasileiras e no exterior, além da avaliação. São quatro os níveis de certificação: intermediário; intermediário superior; avançado; e avançado superior. Conforme informações da coordenação, o índice de aprovação é de 60%. Atualmente, 25 países fazem parte do programa. Polônia e Coréia do Sul, os mais novos integrantes, estão em processo de integração. Segundo Andrade, também é aguardada para breve a entrada de outros países africanos, uma vez que apenas a Namíbia está integrada.
De acordo com o edital, o resultado das provas pode sair até 80 dias após a sua aplicação. Mas, normalmente, o MEC tem antecipado o resultado em cerca de 30 dias e divulgado no Diário Oficial da União e também na página do ministério na internet.
Repórter: Sonia Jacinto