MEC lança programa para afrodescendentes
Será lançado nesta semana o edital do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (Uniafro), que convoca as instituições de ensino superior públicas a apresentarem projetos que possibilitem o acesso, a permanência e a inclusão social dos estudantes afrodescendentes.
O Uniafro é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Educação Superior (SESu/MEC) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em cumprimento ao acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs).
De acordo com o edital do Programa, o Uniafro possui três eixos: Publicação, que incentiva a produção de material didático-pedagógico; Formação de Professores, que apóia cursos de especialização, extensão e aperfeiçoamento; e Acesso e Permanência, que incentiva ações institucionais voltadas ao acesso do estudante negro ao ensino superior. Todos os programas deverão prever a participação de alunos graduandos afro-brasileiros na qualidade de bolsistas.
Os programas e projetos serão acompanhados e avaliados pelo Ministério da Educação por meio de relatórios trimestrais das atividades desenvolvidas pela universidade e pela verificação no local. Serão destinados R$ 2,5 milhões para a concretização do programa. É a primeira vez na história do MEC que se destina verba para a promoção da igualdade racial.
Após a publicação do edital no Diário Oficial da União, as instituições interessadas terão até 30 dias para efetuarem a inscrição da proposta de suas respectivas universidades. (Assessoria de Imprensa da SESu)