Cineastas iniciam projeto Jovens Artistas na universidade
Começou nesta terça-feira, 26, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto do Ministério da Educação, Jovens Artistas - a universidade recebe a nova geração. O projeto tem o objetivo de levar ao cenário universitário o intercâmbio de experiências entre artistas em evidência e aqueles que ainda estão se formando.
O projeto continua até junho, em formato de mesa-redonda, com a proposta de diálogo envolvendo cineastas, compositores, poetas, dramaturgos e artistas plásticos. Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Educação Superior do MEC, Godofredo de Oliveira, o objetivo é apoiar a arte como coadjuvante na transformação e coesão social.
O primeiro módulo, apesar de ser piloto, contou com a participação de cineastas como Nelson Pereira dos Santos, diretor do filme Rio 40 Graus; Eliane Caffé, diretora de Narradores de Javé; Helena Solberg, diretora de Vida de Menina; e Cláudio Assis, diretor de Amarelo Manga.
"Iniciamos o projeto com parâmetros referenciais de alto nível. Então, esperamos que as próximas edições acompanhem o prestígio obtido na abertura do projeto", afirma Godofredo de Oliveira, que participou da abertura do evento em Minas Gerais.
Ampliação - A Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) vai lançar, em outubro, edital no valor de R$ 1 milhão para, em 2006, ampliar a participação de outras universidades no projeto que, hoje, tem a participação da UFMG, Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Brasília (UnB).
Repórter: Sandro Santos