Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Comum busca reforçar articulação com as etapas do ensino fundamental e do médio
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro dá posse a primeiro reitor eleito da Fronteira Sul

  • Segunda-feira, 31 de agosto de 2015, 10h24
  • Última atualização em Terça-feira, 01 de setembro de 2015, 10h31

Jaime Giolo assume a reitoria de uma universidade presente nos três estados do Sul, com mais de 86% dos seus estudantes vindos da rede pública (Foto: Isabelle Araújo/MEC)O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, empossou nesta segunda-feira, 31, Jaime Giolo no cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Giolo é o primeiro reitor eleito da instituição e exerceu o cargo de reitor pro tempore.

Criada em 2009, a UFFS tem campi nos três estados da região Sul do país, com sede em Chapecó, Santa Catarina, e campus em Realeza e Laranjeiras do Sul, Paraná; Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

A universidade conta hoje com mais de 45 cursos de graduação, sendo dois deles de medicina, e mais de 8 mil estudantes.A universidade se destaca pelo caráter inclusivo com mais de 86% dos estudantes oriundos da rede pública de educação. A UFFS também oferece programas de acesso a estudantes indígenas e recebe cerca de 50 estudantes haitianos que imigraram para o Brasil.

De acordo com o ministro Renato Janine Ribeiro, a eleição do reitor é uma consolidação institucional importante em uma região que até a criação da UFFS era carente de educação superior federal. “Na discussão das universidades federais é preciso pensar na contribuição dessas instituições para o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou. “Isso significa levantar na região seus pontos francos e seus pontos fortes. Quais os pontos fracos que exigem uma atuação para que sejam sanados, quais são os pontos fortes, em que a região pode contribuir e crescer, inclusive, economicamente”, concluiu o ministro.

O reitor Jaime Giolo é graduado em filosofia pela Universidade de Passo Fundo, tem mestrado em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutorado em história e filosofia da educação pela Universidade de São Paulo; e é pós-doutor em educação superior brasileira pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi professor da Universidade de Passo Fundo (RS) de 1985 a 2009, coordenador-geral de estatísticas da educação superior e coordenador-geral de avaliação institucional e dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tem experiência na área de educação, com ênfase em filosofia e história da educação e política educacional. Atuou como reitor pro tempore da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 

Assunto(s): educação superior
X
Fim do conteúdo da página