MEC debate reforma universitária com jornalistas
A comissão executiva da reforma universitária reúne-se nesta sexta-feira, 24,às 10h com representantes da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) para aprofundar a discussão em torno da nova versão do anteprojeto da Lei da Educação Superior. O texto da reforma universitária foi apresentado dia 30 de maio pelo ministro da Educação Tarso Genro, depois de 15 meses de debates com a sociedade.
Em outubro do ano passado, as três entidades representativas dos jornalistas entregaram ao ministro o documento Contribuições do Campo do Jornalismo ao Debate sobre o Anteprojeto da Lei de Educação Superior, em que consideram “necessária e urgente uma reforma universitária que venha dar conta de resgatar o justo e imprescindível papel da universidade brasileira”.
As objeções ao texto, ressalva o documento, “têm a nítida intenção de contribuir e de garantir que a reforma universitária seja realizada incorporando os avanços alcançados ao longo dos últimos anos, principalmente no caso da formação específica no campo do jornalismo, na manutenção e no enquadramento do jornalismo dentro do campo científico”.
O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, explica que as entidades constituíram um fórum para elaborar críticas e sugestões ao anteprojeto. No encontro com o MEC, os representantes dos jornalistas esperam assegurar o acolhimento, no texto final, de propostas apresentadas pelas entidades.
Repórter: Ivone Belém