Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Catalão realiza 1º Congresso de Educação do Sudoeste Goiano
Início do conteúdo da página
Educação superior

Reitor e vice-reitor da Univasf são reconduzidos aos cargos

  • Quinta-feira, 07 de abril de 2016, 17h56
  • Última atualização em Quinta-feira, 07 de abril de 2016, 17h56

O reitor Julianeli Tolentino de Lima, ao lado do ministro, exibe seu termo de posse (Foto: Isabelle Araújo/MEC) Os professores Julianeli Tolentino de Lima e Télio Nobre Leite foram reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta quarta-feira, 6. Criada há onze anos, a Univasf está cada vez mais presente no Nordeste, seja por intermédio dos cursos presenciais, seja dos cursos a distância.

Julialeni afirma que pretende continuar o projeto de interiorização do ensino superior no semiárido nordestino. “Precisamos continuar fazendo ciência no sertão, queremos muito mais do que o simples desenvolvimento regional, queremos transformar a realidade socioeconômica, cultural e política daquela região” destaca.

Atualmente a instituição possui campi em cinco municípios. Dois em Petrolina (PE), um em São Raimundo Nonato (PI), e os demais em Juazeiro, Senhor do Bomfim e Paulo Afonso, na Bahia. Cerca de 7 mil alunos estão distribuídos entre os trinta cursos de graduação, os vinte de pós-graduação e as onze opções oferecidas na modalidade a distância.

“Os sonhos apresentados à comunidade acadêmica em 2011 se tornaram realidade, e no que depender de nossos esforços para os próximos quatro anos, a Univasf continuará sendo um grande exemplo de sucesso no ensino, nas pesquisa e na extensão”, acrescenta o reitor.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lembrou que os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff inverteram a realidade do acesso à educação no país, criando novas universidades, centenas de campi e promovendo a interiorização da educação superior.

“Fomos para o semiárido, onde jamais uma universidade pública chegou antes. Estamos levando pesquisa e inovação, criando novos profissionais e abrindo portas para o futuro dessa juventude”, ressaltou o ministro.

Mercadante destacou ainda que as universidades são um grande polo de defesa da democracia e que dão continuidade a esse projeto de educação. “Independentemente da corrente política e da sua origem partidária, nós precisamos reconhecer que temos que seguir nesse caminho de mudança, de inclusão social, de acesso à universidade e a uma educação de qualidade.”

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): educação superior , posse , reitor
X
Fim do conteúdo da página