Criado o Campus do Agreste, o oitavo deste ano
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Henrique Pessoa Lins, assinaram nesta quinta-feira, 15, em Brasília, convênio para implantação do Campus do Agreste, no município de Caruaru. É a oitava unidade criada em 2005 dentro do programa de expansão e interiorização do ensino superior do governo federal.
Com a assinatura do convênio, o MEC vai disponibilizar a primeira parte dos recursos para que sejam iniciadas as obras. O ministério já aprovou R$ 7 milhões, que serão liberados em dois anos, para o projeto orçado em R$ 9,6 milhões. “Esse convênio consolida o processo de interiorização da UFPE. É um passo decisivo para a universidade”, disse Amaro Lins.
“Temos um compromisso com a ampliação da oferta do ensino superior no país. Não há conflito entre a melhoria da qualidade da educação básica e a ampliação do ensino superior. Não há fragmentação, pois o processo é unificado. O MEC está centrando esforços e recursos na interiorização de 36 pólos de educação superior no país”, declarou o ministro da Educação.
O campus será erguido numa área de 11 hectares, doada por empresários de Caruaru. Ainda este ano, será realizado concurso vestibular para o preenchimento de 580 vagas em cinco cursos de graduação, além da contratação de 40 docentes.
Para o prefeito de Caruaru, Tony Gel, a implantação do Campus do Agreste “significa a concretização de um sonho de 40 anos e terá uma influência direta em 40 municípios do agreste central, meridional e setentrional do estado, num raio de 100 km, abrangendo uma população estimada em 1 milhão de pessoas”.
O reitor da UFPE, emocionado, disse: “Estamos vivendo um momento histórico. Caruaru é importante pólo de comércio e indústria. Por isso a ênfase inicial será na gestão, administrativa e econômica, no design de produtos e marcas, nas licenciaturas em física e química e na pedagogia”.
Participaram da solenidade, na Sala de Cristal do edifício-sede do MEC, o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculam Filho; o prefeito de Caruaru, Tony Gel, e os deputados federais André de Paula, Inocêncio de Oliveira, Fernando Ferro e Jorge Gomes, de Pernambuco.
Repórter: José Leitão