Alemanha oferece assistentes de ensino a instituições brasileiras
O Programa de Assistente de Ensino da Língua Alemã (GTA) seleciona 12 projetos de instituições de ensino superior brasileiras para receber cidadãos alemães graduados e com experiência no ensino do idioma para atuar junto a pesquisadores, docentes e alunos. Esses assistentes de ensino, que serão selecionados pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), deverão atuar para melhorar a fluência e conhecimento da língua alemã pelos brasileiros.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 23 de dezembro. A atuação dos assistentes ocorrerá ao longo de um ano, de acordo com o edital 06/2016.
Para participar do intercâmbio, as instituições interessadas devem oferecer o curso de bacharelado e licenciatura em letras, língua alemã, e ser cadastradas no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o DAAD.
De acordo com o edital, os assistentes de ensino terão que dedicar 20 horas semanais para as atividades, sendo que 8 a 12 horas em aulas presenciais e o restante no planejamento, preparação e desenvolvimento de atividades como tutoria presencial e online. Também estão previstos benefícios, como passagem aérea internacional, custos para o curso de integração e língua portuguesa de um mês, bolsa mensal de até dez meses e seguro-saúde.
Mais informações na página oficial do programa
Assessoria de Comunicação Social