Rondonistas voltam do Acre com a missão cumprida
A estudante de direito Mariane Pires, 22 anos, acredita ter vivido uma das melhores experiências de sua vida. Ela e outros sete alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, chegaram esta semana da cidade de Porto Valter, a 600 km de Rio Branco, no Acre, onde participaram do Projeto Rondon. Mariane trabalhou para fazer funcionar o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Porto Valter.
“As pessoas não levavam a sério a existência do conselho tutelar”, explicou. Segundo a estudante de direito, crianças e adolescentes iam às festas noturnas do município e quando o conselho as retirava, o protesto era geral. “Sugerimos que fizessem matinês dançantes”, disse, lembrando que ajudou a resolver outros problemas na área de direito que, até então, não tinham solução na cidade. Fez palestras e conversou com os moradores, principalmente a respeito dos seus direitos e deveres.
O professor de biologia João Alberto Paschoa acompanhou o grupo – alunos de engenharia, biologia, matemática, ciências da computação, direito e gerontologia – em Porto Valter. “Eles conheceram o verdadeiro Brasil. Foram momentos de troca”, contou. O grupo se preparou um mês antes da operação. Segundo o professor, a Unisanta se prepara para participar de outra operação do Rondon, em fevereiro, em 40 municípios da Amazônia. “No Acre, trabalhamos todos os dias, não teve descanso, mas valeu muito.”
Opinião compartilhada pelo professor Ubiratan Tupinambá da Costa, de odontologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Os universitários voltaram encantados”, disse. Segundo ele, a UFSM faz reuniões de avaliação do Rondon. No município de Marechal Thaumaturgo (Acre), os oito estudantes da Santa Maria e seus professores capacitaram agentes de saúde e fizeram ações nas áreas de cidadania, bem-estar e desenvolvimento sustentável. “Percebemos diferenças regionais, carências e o modo de viver da comunidade. Foi um enriquecimento cultural grande.”
Operação – Um total de 152 universitários e 28 professores participou da operação Acre, que teve apoio do governo estadual e dos seis municípios atendidos. A próxima operação do Rondon será em vários municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, entre 25 de novembro e 4 de dezembro, com 320 universitários e 80 professores.
A operação seguinte será em 40 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, em fevereiro de 2006. Mais informações pelos telefones (13) 3202-7100, ramal 7316 (Unisanta); (55) 3220-8176 (Universidade Federal de Santa Maria); (61) 3312-9038, 3312-8807 (Ministério da Defesa) ou (61) 2104-9909 (SESu/MEC) e na página eletrônica da SESu.
Reporter: Susan Faria