Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança programa que alia o ensino à prática na educação básica
Início do conteúdo da página
Educação superior

Durante seminário, ministro debate perspectivas do setor

  • Terça-feira, 08 de agosto de 2017, 20h04
  • Última atualização em Terça-feira, 08 de agosto de 2017, 21h06

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã desta terça-feira, 8, na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da abertura do Seminário ABMES 35 anos. Foram debatidos os desafios, a trajetória e as perspectivas da educação superior nas últimas três décadas e o Novo Fies – que, em 2018, terá três modalidades e 100 mil vagas a juro zero. Além de representantes do setor, também estiveram presentes três membros da Academia Brasileira de Letras: Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira.

Mendonça Filho ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela ABMES na educação superior. “As instituições privadas têm uma contribuição fundamental para a educação do nosso país, mas não podemos observá-la de forma isolada e destacar exclusivamente a educação superior. Isso nos remete a uma reflexão necessária de que a distância que nos separa de um país desenvolvido e justo socialmente é grande”, afirmou.

Atualmente, o Brasil é o quinto país do mundo em quantidade de matrículas de estudantes na educação superior, com aproximadamente 8 milhões de alunos matriculados. Desse total, 76% estão em instituições privadas. No âmbito político, a ABMES defende a livre iniciativa na educação superior e apresenta propostas para a área.

“Hoje somos a voz do ensino particular no Brasil”, explica o diretor-presidente da entidade, Janquiê Diniz. “Esses 35 anos foram fundamentais para a educação brasileira, mas ainda há um longo caminho pela frente. Nossa missão é lutar pelos interesses e direitos das mantenedoras associadas, inclusive judicialmente, e seguir desempenhando esse papel com firmeza”.

Ministro Mendonça Filho discute a trajetória da educação superior nas últimas três décadas e o Novo Fies durante seminário da ABMES (Foto: Luciano Freire/MEC)

Prêmio – Ao longo da tarde, houve ainda o lançamento do Memorial 35 anos, com o registro de todos os momentos da ABMES desde sua fundação. À noite, foi realizado um jantar para o anúncio dos vencedores do primeiro Prêmio ABMES de Jornalismo – ao qual concorreram 225 trabalhos, com 24 profissionais selecionados para a final.

Histórico – Fundada em agosto de 1982, a ABMES congrega quase 1,2 mil entidades mantenedoras da educação superior particular de todo o país, com o objetivo de representá-las nas mais diversas instâncias, governamentais e não governamentais, e de contribuir para o fortalecimento da educação superior particular brasileira.

A entidade desenvolve ações na área acadêmica e no âmbito político, com equipe técnica multidisciplinar. Na área acadêmica, elabora estudos sobre temas relacionados ao segmento privado. Já no âmbito político, registra uma trajetória de luta pelos interesses legítimos das instituições mantenedoras e mantidas, tendo como norte a defesa da livre iniciativa na educação.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página