Federais podem contratar quatro mil professores
O Ministério da Educação publica no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2, portaria que autoriza a abertura de concurso para contratação de mais 2.200 professores para as universidades públicas federais.
Assim, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre a promessa de abrir concurso para quatro mil professores de ensino superior em 2006. Em dezembro último, foi autorizada a contratação de 1.750 docentes para a expansão das universidades. Outras 50 vagas, destinadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB), devem ser oferecidas ainda este mês.
A distribuição do quantitativo de vagas distribuídas para cada instituição de ensino foi elaborada pelo MEC, em conjunto com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A responsabilidade pela realização do concurso é do reitor da universidade.
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses, a partir da publicação da portaria. Já a confirmação do resultado final das provas deve ocorrer até três meses antes do primeiro turno das eleições, em 30 de junho.
Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, as universidades tiveram acréscimo de 1.996 professores desde 2002. Houve 6.656 contratações, contra 4.401 aposentadorias e 259 exclusões. “Tivemos um ganho considerável, principalmente se somarmos a este número os 600 professores que já prestaram concurso e estão em fase de contratação”.
Confira a portaria.
Repórter: Sandro Santos