UnB promove vestibular em Planaltina
A Universidade de Brasília (UnB) vai promover um vestibular de inserção social regionalizado para o campus de Planaltina. Serão ministrados os cursos de bacharelado em gestão de agronegócios e licenciatura em ciências naturais, com um total de 70 vagas. Podem concorrer estudantes que freqüentaram escolas de ensino médio do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Este é o primeiro vestibular do campus de Planaltina e também o primeiro programa de inserção social para moradores que cursaram o ensino médio em uma região específica.
“A intenção é fixar em Planaltina as pessoas comprometidas com o desenvolvimento da região”, disse o gerente de acesso à educação superior do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Paulo Portela. O programa favorece candidatos que tenham cursado as três séries do ensino médio em Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II, no Distrito Federal; Água Fria de Goiás, Cabeceiras, Formosa, Planaltina de Goiás e Vila Boa, em Goiás, e Buritis, Minas Gerais.
As provas serão realizadas no dia 26 de março. As aulas começam no dia 17 de abril. São 30 vagas para gestão de agronegócios e 40 para ciências naturais. Os candidatos terão quatro horas e meia para responder a 120 questões. Serão 60 de linguagens e códigos e ciências sociais e outras 60 de ciências da natureza e matemática. Também haverá prova de redação em língua portuguesa.
Do total de 70 vagas, 20% são reservadas a candidatos ao sistema de cotas, que faz parte do programa de ações afirmativas. Eles devem apresentar histórico escolar das três séries do ensino médio e comprovante de que cursaram as séries em escola situada nas localidades descritas.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 23h59 do dia 26 próximo — quem não tem acesso à rede mundial, pode procurar os postos de atendimento do campus de Planaltina e do campus Darcy Ribeiro — mezanino do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. (Sonia Jacinto com informações da Assessoria de Imprensa da UnB)