Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Tempo integral estimula criatividade do professor e novos projetos enriquecem ensino
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Capes recebe propostas de aplicação de provas virtuais

  • Quinta-feira, 26 de outubro de 2017, 17h13
  • Última atualização em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017, 17h14

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25, o Edital N° 40/2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que torna público o convite às instituições de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para apresentação de propostas de provas virtuais. Os projetos poderão ser submetidos de 30 de outubro a 27 de novembro de 2017.

O edital tem o objetivo de incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas para uso no ensino, promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, além de estimular o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas existentes para uso público irrestrito como forma de democratização ao acesso.

Projetos – A Capes, autarquia do Ministério da Educação, solicita que os projetos sejam submetidos via internet, utilizando o formulário de propostas on-line, cujo link para preenchimento será enviado aos coordenadores UAB e adjuntos. Será aceito um projeto por instituição pertencente ao programa UAB, cujo gerenciamento será de responsabilidade do coordenador UAB ou do coordenador UAB adjunto.

A solução proposta no projeto deverá contemplar, entre outros itens presentes no edital: um sistema automatizado, remoto, de acesso via web, adaptável às plataformas e navegadores atuais, responsivo, ou ainda dispor de aplicativos para dispositivos móveis; identificação do aluno preferencialmente antes, durante e no término da avaliação; possibilidade de inserção de questões de diferentes tipos (objetivas, verdadeiro ou falso, discursivas, relacionamento entre colunas); contador de tempo de resposta; correção automática de questões quando possível, e informação de resultado com rendimento do aluno.

Recurso – Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 1 milhão para itens de capital e custeio, oriundos do orçamento da Capes, de acordo com valores disponíveis pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.

De acordo com o edital, a previsão é de que o resultado seja divulgado em janeiro de 2018.

Acesse o edital.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes 

X
Fim do conteúdo da página