Novo programa apoia projetos de educação em direitos humanos
Projetos de cinco universidades públicas brasileiras dedicados à temática da educação em direitos humanos e diversidades foram selecionados para receber financiamento por 24 meses de pesquisa. O novo programa, uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes) com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, teve resultado final divulgado nesta segunda-feira, 26.
Entre os projetos aprovados estão Direitos humanos, antropologia, educação: experiências de formação em gênero e diversidades, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Educação bilíngue para surdos, escola e inclusão: entre o dito, o pretendido e o (re)feito, da Universidade de Brasília (UnB). A seleção teve o objetivo de aprofundar as análises acerca das relações, desdobramentos e implicações envolvendo a área de direitos humanos e diversidade, além de estimular a criação, o fortalecimento e a ampliação de áreas de concentração sobre esta temática em programas de pós-graduação stricto sensu.
Todos os projetos são de pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES com áreas de concentração ou linhas de pesquisa dirigidas aos temas contemplados no edital ou que demonstrem claro compromisso institucional em estabelecê-las.
Financiáveis – Os recursos do edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas. Serão financiadas despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto, de passagens e diárias para participação em eventos (científico-acadêmico) relacionados à área de interesse do projeto no Brasil, despesas de capital para a aquisição de equipamentos e materiais, além de bolsas com valores fixados de acordo com normas específicas da Capes e duração de até 24 meses vinculada ao prazo de vigência do projeto, nas modalidades iniciação científica, mestrado e pós-doutorado.
Acesse a lista de projetos aprovados
Conheça o programa Educação em Direitos Humanos e Diversidade
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes