UFPI adota cotas para alunos da rede pública
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou na terça-feira, dia 6, por unanimidade, a reserva de 5% das vagas no próximo vestibular para estudantes de escolas públicas. A medida entra em vigor no próximo Programa Seriado de Ingresso na Universidade (Psiu), em dezembro próximo.
Cada processo seletivo anual da UFPI aprova cerca de três mil candidatos. Portanto, do total de vagas da universidade, 150 serão destinadas a alunos que cursaram todo o ensino básico em escolas públicas. No próximo dia 14, o Cepex definirá a implementação do sistema e a proporção de cotas por curso. A adoção das cotas foi proposta pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.
A UFPI adota o sistema seriado em três etapas como forma de ingresso. Estudantes do primeiro ano do ensino médio das redes pública e particular fazem as provas da primeira etapa e assim sucessivamente até o terceiro ano. Caso não sejam aprovados, podem fazer o vestibular tradicional. A adoção de cotas valerá para as duas formas de ingresso.
Criada em novembro de 1968, a UFPI começou a funcionar efetivamente em março de 1971. Hoje, tem 20 mil alunos em 36 cursos de graduação e 1,3 mil professores nos campi de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Floriano. A instituição conta ainda com colégios agrícolas em Teresina, Floriano e Bom Jesus.
Expansão — Além do orçamento destinado pelo Ministério da Educação, a UFPI foi beneficiada este ano com recursos do programa Expandir, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Serão investidos R$ 10 milhões este ano e outros R$ 10 milhões em 2007 na construção do campus Professora Cinobilina Elva, em Bom Jesus, e na consolidação dos campi Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e Ministro Reis Veloso, em Parnaíba. Os recursos serão utilizados também na compra de equipamentos e mobiliário.
Mais informações pelos telefones (86) 3215-5525 e 3215-5526
Susan Faria