Câmara promove seminário sobre expansão do ensino superior
O seminário Expansão do Ensino Superior Público, realizado nesta terça-feira, 20, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, teve como enfoque o Programa Acelera Amazônia – Ciência na Amazônia para o Brasil, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte (Foprop-Norte). O secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, participaram do evento.
Segundo o coordenador do fórum, Silvio Gusmão, o programa Acelera Amazônia tem o objetivo de triplicar o número de doutores na região Norte e promover a fixação dos acadêmicos para o desenvolvimento de pesquisas e melhorias na região. Ele aponta estudos que revelam a relação direta entre número de doutores e desenvolvimento regional, e que demonstram a importância da pesquisa científica como estratégia de desenvolvimento. “Trabalhamos com receptividade, talvez histórica, da Capes, e temos representantes das instituições de ensino superior, formulando com o MEC, ações que atendam à região Norte de um modo especial e não compensatório”, afirma.
Ele destaca a relevância da iniciativa do deputado federal Carlos Abicalil (PT/MT) em trazer a discussão para o Congresso Nacional. Em sua opinião, a Amazônia, que ocupa 61% do território nacional com uma grande quantidade de recursos naturais, vem sendo historicamente tratada pelo poder público com ações pontuais. Ele defende que o debate sirva para que os parlamentares se preocupem em defender um programa nacional e permanente para a região que promova sua integração ao resto do país. “Por isso demos o nome ao programa de Ciência na Amazônia para o Brasil”.
Nelson Maculan também considera fundamental o desenvolvimento de projetos prioritários para a região Norte, devido à sua importância estratégica. Maculan explicou que a expansão da educação superior que vem sendo desenvolvida pelo MEC se pauta pela democratização de acesso ao ensino e interiorização.
Juliana Meneses